Uma combinação de violão, flauta e violino promete levar arte e muita música popular de graça a quem estiver na Praça Saldanha Marinho na quarta-feira, 9, a partir das 19h. O “Montero Trio” ocupa as janelas frontais do Theatro Treze de Maio em mais uma atividade do Projeto Arte nas Janelas. Criada ano passado, a ação teve seu auge durante a pandemia da Covid-19, devido Às necessidades impostas pelo isolamento social. O sucesso foi tanto, que esse ano o projeto seguiu com a segunda edição, e as janelas do Treze já receberam atrações como Gabro Demais e a Banda Milho Verde.
Os convidados desta quarta têm pouco mais de um ano de estrada nessa formação. Darwin Corrêa, a esposa Lara Montero, e a irmã dela, Marina, são todos músicos. Elas, inclusive, cresceram tocando na Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Ao começarem a tocar juntos sem compromisso, o “Montero Trio” surgiu naturalmente.
– Começamos a tocar em eventos particulares com o repertório de canções populares, mas com uma carga instrumental mais pesada, digamos assim. Os arranjos são pensados nas gravações originais, mas também há algumas versões que organizamos conforme o repertório selecionado – explica Darwin, que canta e toca violão.
Para a flautista Marina Montero Bernardi, que também é professora da Orquestra Jovem Recanto Maestro, projetos como o “Arte nas Janelas” proporcionam uma democratização da cultura. Ela relembra que, enquanto artistas santa-marienses que cresceram acompanhando shows e espetáculos no Theatro Treze de Maio, poder também tocar no espaço é muito emocionante.– Já é muito importante só o fato das pessoas que passam pela Praça pararem para apreciar a música e se encantarem com nosso trabalho. Poder cantar de frente para a Praça, olhando no olho desse público é muito especial – conta Marina.
A flautista reforça a importância da música na vida das pessoas e a necessidade de incentivar as crianças e jovens a entrarem para a música. Para o ano que vem, além de seguir trabalhando para a aprovação em editais de cultura, o Montero Trio já tem planos de levar a sua arte para todos os lugares possíveis:
– Pensamos em levar nosso trabalho também para bairros mais afastados aqui em Santa Maria, fugindo somente da área central e de Camobi, para que todos possam se encantar e se sentirem incentivados a estudar música. Nosso objetivo é atingir o maior número de cidades do Estado e, quiçá, até fora – projeta Marina.
Agende-se
O quê – Montero Trio no “Arte nas Janelas”
Quando – Quarta-feira, às 19h
Onde – Nas janelas frontais do Theatro Treze de Maio, Praça Saldanha Marinho
Quanto – De graça
Leia todas as notícias